segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MEMÓRIAS DE DONA MILITANA ALUMIANDO NOSSO ARRAIÁ




A turma se envolveu de forma surpreendente com o festejo!!! A cada ensaio os alunos entravam mais no clima da letra e da melodia da música. De início os meninos apresentaram um estranhamento pelo fato de ter que dançar em pares com as meninas, no entanto o diálogo foi convincente, seria apenas dançar um ao lado do outro. Hugo foi escolhido para representar figura de Deífilo, pois esta foi a forma encontrada para que ele ficasse mais a vontade e participasse com todos os colegas.


Antes de tudo, estudamos a história de Dona Militana, exploramos um dos seus romances, no qual eram caracterizados os conflitos entre as famílias e que eram, muitas vezes, trágicos. O grupo conseguiu estabelecer ótimas relações de estudo compreendendo que a importância de estudar Dona Militana estava no resgate cultural e nos costumes que se tinha antigamente. 

É interessante saber que Dona Militana não sabia ler nem escrever, ela guardava tudo de memória. Quem teve papel fundamental nesse resgate cultural foi o folclorista Deífilo Gurgel, por isso resolvemos prestar uma homenagem a ele em nossa apresentação. Foi o maior sucesso! O grupo abrilhantou a festa com a desenvoltura e garra!!!! Foi emocionante ver todos dançando com desejo de mostrar o melhor!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário