Nossas aulas ficaram mais proveitosas ao realizarmos os jogos pensando na matemática. A cada jogo era discutido, com o grupo, as possibilidades de se estruturar os cálculos matemáticos por meio das situações problema que surgiam. Assim íamos em busca de estratégias para encontrar as soluções. Foi possível explorar o trabalho cooperativo em grupo, em que cada um respeitava o tempo e a jogada do oponente. Ao final, cada aluno registrou o jogo representando o que aprendeu na atividade escrita proposta para a turma.
JOGO DO BOLICHE
No primeiro jogo estudamos o jogo do boliche, o qual foi trabalhado com a tabuada do dois. Construímos os pinos e organizamos uma tabela para representação dos pontos na forma de adição e multiplicação. Cada pino valia 2 pontos, sendo dez pinos o total de pinos do jogo. A cada pino derrubado seria calculado por meio da soma ou da multiplicação os pontos assinalados na tabela.
Iniciamos com a elaboração das regras e numeração dos pinos com o algarismo 2 para representar a tabuada do 2.
Em seguida demarcamos o chão medindo com a fita métrica a distância para jogar a bola nos pinos.
Assim as jogadas iniciaram com uma fila e cada um tinha a sua vez de jogar.
Após cada jogada, os participantes registravam sua pontuação calculando as operações matemáticas de adição e multiplicação.
JOGO DO DOBRO E DO TRIPLO
Nesse jogo foi possível utilizar dados e a cada lance seriam marcados o dobro e o triplo do número que saiu. Realizamos atividades de registros direcionadas ao jogo, também foi possível criar situações problemas partindo dos jogos trabalhados em sala.
JOGO DO PEGA VARETA
Realizamos o jogo do pega-varetas com grupos de cinco alunos. Antes de iniciar o jogo, traçamos as regras equivalentes ao jogo convencional. Também estabelecemos as pontuações de cada cor de vareta. Vimos que para realizar uma boa jogada era preciso ter uma boa coordenação motora, concentração, agilidade e atenção na hora de retirar cada vareta.
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