Iniciamos o estudo sobre poesia tendo o livro didático como aporte. Nele encontramos uma história em versos, Dr Urubu e suas fábulas de Ferreira Gullar. Trabalhamos os versos, seus significados nas vozes dos animais personagens e diferenciamos os tipos de textos: a história em versos de Ferreira Gullar e a história em prosa criada pelos alunos.
Aproveitamos para apresentar a história em versos na Semana da Poesia. Nesse momento, as crianças mostraram a expressividade e entonação nem suas vozes ao recitar os versos da história: "A Tartaruga e o Jacaré". Eles representaram muito bem os personagens por trás das máscaras.
Relações envolvidas nas histórias fazendo intertextualidade
Partindo desse estudo vimos a importância de assistir ao filme "Os Sem-floresta", para explorarmos o habitat dos animais e construção de moradias em lugares adequados. Com isso foi possível os alunos perceberem a intertextualidade existente entre os textos, relacionando a história do filme a história dos animais da poesia A Tartaruga e Jacaré. Os alunos chamaram a atenção para ambas as histórias, nelas era possível observar que os animais precisavam ir à cidade em busca de alimento e sobreviência. Também, por meio do diálogo os alunos compreenderam que o melhor lugar para os animais habitarem seria a floresta mesmo, mas infelizmente o avanço e crescimento das cidades tem mudado esta realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário