terça-feira, 30 de maio de 2017

JIECE 2017


Os Jogos Internos da Casa Escola (JIECE) deste ano teve como tema a diversidade. A campanha de doação foi para as crianças da Neurinho. Tivemos novas modalidades (Dodgeball e arremesso de peso) e as camisas estavam com uma nova roupagem. O JIECE tem como um dos objetivos socializar os alunos de turmas diferentes como também ajudar ao próximo. Portanto, adotar atitudes de respeito mútuo e solidariedade em situações de competitividade esportiva e cidadã.









Vamos destacar uma das atividades realizadas nesse período: 

Na disciplina de português, os alunos analisaram, refletiram e posicionaram com comentários criticando a atitude do torcedor e parabenizando o jogador Daniel Alves sobre um ato racista que ele sofreu. Clique aqui para ler uma matéria completa sobre o tema. 

PROJETO LITERATURA: A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA

A leitura do livro A caligrafia de Dona Sofia nos proporcionou atividades diversificadas: filme, cartões poéticos, cartão decorado com flores à análise de xícara e diferentes copos!!!! Como assim? Xícaras e copos? O que tem a ver com caligrafia? Tudo! Calma! Os alunos vão explicar.




"Bem, a professora solicitou que a gente levasse para escola xícaras. Ela não especificou o modelo, apenas pediu para cada aluno levar uma xícara e assim fizemos. Estávamos muito curiosos para descobrir o que ela iria fazer com tantas xícaras até porque era a semana de comemoração para o Dia das mães, mas, para a nossa surpresa, ela colocou todas espalhadas em cima de uma mesa, solicitou que a gente analisasse e falasse as características, funções e atributos do objeto.



Desse jeito, a gente foi trazendo outros exemplos e a professora questionando cada tipo de taça e copos. Assim, exploramos outros objetos. O que tornava uma cadeira uma cadeira e não um banco ou um sofá?. Os alunos respondiam as perguntas da profe: xícara tem a função de conter líquidos quentes e serve para bebê-los, deixa de ser xícara e se torna, por exemplo, um copo? De repente a profe falou sobre as letras, principalmente sobre a letra cursiva". 

Pensando nisso, os alunos desenharam as letras do alfabeto no caderno de caligrafia, procuraram imitar a letra da Dona Sofia, compararam e refletiram sobre as letras de outras pessoas, bem como as suas. Concluindo: a escrita é um processo amplo e precisa ser constantemente explorado. 






PROJETO: H2O UM BEM PRECIOSO

Após o nosso estudo sobre Chiquinha Gonzaga, iniciamos o nosso projeto sobre a água. Aprendemos bastante durante esse projeto e agora, vocês vão ter a oportunidade de conferir por meio de um texto coletivo produzido por nós, alunos do 4° ano vespertino, com a sistematização dos assuntos explorados no tema estudado:



"A água é composta por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, formando H20. É possível encontrá-la nos três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. 

Além da sua composição, aprofundamos o nosso conhecimento com uma das teorias do surgimento da água que se deu quando a Terra passou por um período de resfriamento e aquecimento. Uma dessas etapas houve evaporação e consequentemente choveu, deixando a água empoçar, fazendo surgir os primeiros oceanos primitivos. 

Continuando o nosso projeto a respeito da água, conhecemos um pouco mais da importância dos rios, dando destaque ao Rio Potengi. O nome Potengi significa água de camarão e originou o nome do estado do Rio Grande do Norte por causa da sua extensão territorial e profundidade. Esse rio tem a sua nascente em Cerro Corá e sua foz em Natal, e nesse trajeto ele banha nove municípios.

Nesse percurso, o rio é poluído e, ao chegar na capital, a situação piora devido aos esgotos clandestinos que foram construídos pelo homem. Ao visitar o Rio Potengi, por meio do projeto Chama Maré, tivemos a oportunidade de descobrir que a água espelhada indica sinal de poluição, conhecemos três tipos de mangues, entre outas descobertas. 

Com esse estudo aprendemos que devemos respeitar o meio ambiente, a economizar e reutilizar a água e sensibilizar as pessoas com a preservação da natureza. Pois o rio é um recurso hídrico que pode acabar e sem ele vai ficar difícil a nossa sobrevivência".


Barco Escola: Projeto Chama Maré


CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe faz parte da rotina dos alunos da Casa Escola. Devido as necessidades de lidar com a convivência, o conselho tem sido bastante útil para refletir sobre amizade  e respeito.

Para a eleição do 1° trimestre alguns alunos se candidataram e apresentaram suas propostas de ,melhorias para a turma, depois da apresentação cada aluno teve a oportunidade de votar para escolher o presidente e vice presidente.  

Candidatos a presidência e vice-presidente para o 1° conselho

Malu presidente e Davi vice-presidente

segunda-feira, 29 de maio de 2017

MATEMÁTICA LÚDICA



As mediações pedagógicas por meio da utilização de jogos, de materiais lúdicos e de problemas matemáticos têm possibilitado aprendizagens e o desenvolvimento do raciocínio mental da turma de forma intensa. Não é à toa que a disciplina é uma das favoritas entre as crianças. Nesse 1° trimestre, não foram desconsiderados o registro escrito, nem tampouco o uso de algoritmos e atividades no livro didático, mas uma vez que introduzimos o conteúdo primeiramente de forma lúdica e significativa, as crianças realizam tais atividades com mais propriedade e segurança.

Algumas brincadeiras que foram trabalhadas durante esse trimestre. Confiram duas delas!

Jogo do boliche

10 pinos: 3 com pontuação 4
3 com a pontuação 5
4 com a pontuação 6
Como jogar: cada jogador tem direito a 3 jogadas
Registro do jogo: Na cartolina cada aluno vai escrever seu nome e registrar a multiplicação com a quantidade de pinos derrubados, separar os pinos com o mesmo valor, descobrir o resultado e por fim somar as três jogadas para verificar a pontuação total.
Ganhador: ganha o jogador que ao final das três jogadas tenha mais pontos.





Problemas estouradas

A professora colocou dentro de bexigas cheias situações problema envolvendo diferentes operações como: adição, subtração e multiplicação. Os alunos foram convidados a estourarem um de cada vez os balões, depois tinham que ler os problemas, identificar a sua dupla e se reunir para discutir e resolver juntos a situação. Após todos concluírem e acharem os resultados, juntaram se na roda para compartilhar as estratégias usadas pela dupla.









BAILANDO COM CHIQUINHA GONZAGA

O carnaval acabou e  os alunos do 4º ano aprenderam bastante sobre a vida e obras de uma personagem que foi muito importante para a música popular brasileira, Chiquinha Gonzaga


A compositora, pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga é responsável por mais de 2 mil canções populares, e entre elas se destaca a primeira marchinha composta para o carnaval: “Ó abre alas”, de 1889, que hoje faz parte do patrimônio cultural brasileiro. O aniversário de Chiquinha Gonzaga, em 17 de outubro, é lembrado como o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, desde a aprovação da lei, para este fim, no ano de 2012. 

Depois de muito conhecimento e compartilhamento de saberes, os alunos passaram a admirá-la, pois viram a sua luta contra o preconceito da época e a sua influência para as  outras mulheres. 

Exploramos sobre a biografia de Chiquinha por meio de pesquisas na internet, conversas em grupo, análise das obras e por meio do documentário de Wandrei Braga. Depois disso os alunos, na informática, utilizaram o PowerPoint para criar slides contando sobre o que aprenderam sobre a compositora. 

Chiquinha Gonzaga inspirou o nosso carnaval de rua com o:

Bloco Unidos da Casa Escola


Depois de tanto aprendizado, os alunos caíram na folia no bloco de carnaval " Unidos da Casa Escola". Vai uma dica para cuidar da saúde, portanto é preciso o cuidado redobrado com a alimentação e hidratação.







DIA DA FAMÍLIA

Você está pensando que a professora Rafaella deu trégua? Está muito enganad@. Ela adora ver a gente colocando a mão na massa ou melhor colocando a “caixola” para pensar.

Para o dia da família, o grupo assistiu ao vídeo de Ricardo Azevedo declamando o poema Bola de gude e Aula de leitura. Após, esse momento a turma foi dividida em dois grupos para facilitar o desenrolar da atividade. Cada grupo escolheu um nome. A partir dessa palavra o grupo criou um poema coletivo e apresentaram suas ideias para as professoras e colegas de sala.  

Poemas 
Grupo 1: 


                                                     Irineu

Oi, meu nome é Irineu! 
Você não sabe nem eu 
e eu tenho um amigo que é pigmeu 
e os porcos são meus.
Hoje eu conheci um moçambicano,
que o nome dele é sicrano
e ele tem um amigo franciscano.

Grupo 2: 


 Chama e fogo

Fogo é quente, quente de se queimar
Do vulcão vem a lava, da lava vem o fogo
e do fogo criaram o fogão
e agora cozinham de montão

Enquanto isso, acontece uma erupção
e eu cai de bulufa no chão. 



Não parou por aqui! No Dia da Família, os pais que compareceram à reunião foram convidados para realizar a mesma atividade, mas usando palavras diferentes. Eles formaram grupos por afinidades e deixaram a criatividade fluir.




Não basta prestigiar os filhos, também tem que participar. Não deixaram a desejar, as poesias ficaram bacanas. Confiram!










DIA DA POESIA

No início do trimestre, a professora Rafaella propôs um desafio muito interessante. Fomos desafiados a elaborar uma parlenda, mas antes da realização vamos contar o passo a passo sobre essa atividade.
Estão preparados para descobrir? Siiimmm!!!!
Então, vamos lá!

A nossa primeira atividade foi ouvir e assistir ao vídeo da música Zé Cazado #somostodoshumanos e conhecer algumas parlendas. Caramba! Quantas palavras difíceis! Mas, estava apenas começando e o nosso desafio só foi aumentado. 

O próximo passo foi um ditado, a professora ditou palavras que estavam na canção, registramos no caderno e depois fomos ao quadro escrever da nossa maneira, assim trabalhamos a ortografia e a aprendizagem foi prazerosa e garantida. Bom, ditado realizado! e para finalizar escolhemos 3 das palavras do ditado e deixamos a criatividade fluir para elaborar uma parlenda que seria produzida para ser apresentada em comemoração ao Dia da Poesia.

Convido vocês para conferir algumas das nossas parlendas. Boa diversão!

Maria Luiza: Hoje eu tive um sonho com um marciano que na verdade era um cambojano que tinha um irmão moçambicano e tinha um primo franciscano e quando eu acordei, descobri que todos somos humanos.

Rafael: Os irlandeses fizeram um bolo, os franciscanos ficaram de olho, se os russos quiserem comer? , aos franciscanos, têm que oferecer.

Mariah: Moçambicano vem da África, irlandeses da Irlanda, capixaba vem do Brasil porque tem o nosso coração brasileiro.

Sílvia: Vamos lá, brincar e se fantasiar de texanos, vamos lá, se divertir e nos fantasiar de samaritano e por final para deixar legal de moçambicanos.

Agora assistam um pouco da nossa apresentação.  Não tinha como deixar esse momento sem registro.









FULANOS, SICRANOS E BELTRANOS #SOMOSTODOSHUMANOS

Vamos recordar a fala de Priscila, diretora da escola: 

"mais uma vez, a educação está a nosso serviço possibilitando gerar reflexões, confrontar ideias e até mesmo trazer mudanças em busca de um mundo mais justo, em que há espaço para todos em convivência. Nesta perspectiva, a Casa Escola no ano de 2017, tem como tema anual FULANOS, SICRANOS E BELTRANOS #SOMOSTODOSHUMANOS."

 Nas primeiras semanas de aula, conhecemos e discutimos o tema anual que deu muito pano para manga e um bom bate papo. O grupo discutiu bastante, e cada aluno expressou a sua opinião defendendo seu ponto de vista. Depois produzimos cartazes explorando as diferentes características físicas entre as pessoas e percebendo a diversidade, diferença, a convivência entre elas. Acreditamos que com esse tema, que vem orientando os nossos trabalhos ao longo do ano, iremos nos sensibilizar, cada vez mais, sobre a importância das diferenças.

Momento de produção coletiva.