As mediações
pedagógicas por meio da utilização de jogos, de materiais lúdicos e de
problemas matemáticos têm possibilitado aprendizagens e o desenvolvimento do
raciocínio mental da turma de forma intensa. Não é à toa que a disciplina é uma das favoritas entre as
crianças. Nesse 1° trimestre, não foram desconsiderados o registro escrito, nem
tampouco o uso de algoritmos e atividades no livro didático, mas uma vez que
introduzimos o conteúdo primeiramente de forma lúdica e significativa, as
crianças realizam tais atividades com mais propriedade e segurança.
Algumas brincadeiras que foram trabalhadas durante esse trimestre. Confiram duas delas!
Jogo do boliche
10 pinos: 3 com pontuação 4
3 com a pontuação 5
4 com a pontuação 6
Como jogar: cada jogador
tem direito a 3 jogadas
Registro do
jogo: Na cartolina cada aluno vai escrever seu nome e registrar a multiplicação
com a quantidade de pinos derrubados, separar os pinos com o mesmo valor,
descobrir o resultado e por fim somar as três jogadas para verificar a
pontuação total.
Ganhador: ganha o
jogador que ao final das três jogadas tenha mais pontos.
Problemas estouradas
A professora colocou dentro de bexigas cheias situações problema
envolvendo diferentes operações como: adição, subtração e multiplicação. Os
alunos foram convidados a estourarem um de cada vez os balões, depois tinham
que ler os problemas, identificar a sua dupla e se reunir para discutir e
resolver juntos a situação. Após todos concluírem e acharem os resultados,
juntaram se na roda para compartilhar as estratégias usadas pela dupla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário