segunda-feira, 29 de maio de 2017

MATEMÁTICA LÚDICA



As mediações pedagógicas por meio da utilização de jogos, de materiais lúdicos e de problemas matemáticos têm possibilitado aprendizagens e o desenvolvimento do raciocínio mental da turma de forma intensa. Não é à toa que a disciplina é uma das favoritas entre as crianças. Nesse 1° trimestre, não foram desconsiderados o registro escrito, nem tampouco o uso de algoritmos e atividades no livro didático, mas uma vez que introduzimos o conteúdo primeiramente de forma lúdica e significativa, as crianças realizam tais atividades com mais propriedade e segurança.

Algumas brincadeiras que foram trabalhadas durante esse trimestre. Confiram duas delas!

Jogo do boliche

10 pinos: 3 com pontuação 4
3 com a pontuação 5
4 com a pontuação 6
Como jogar: cada jogador tem direito a 3 jogadas
Registro do jogo: Na cartolina cada aluno vai escrever seu nome e registrar a multiplicação com a quantidade de pinos derrubados, separar os pinos com o mesmo valor, descobrir o resultado e por fim somar as três jogadas para verificar a pontuação total.
Ganhador: ganha o jogador que ao final das três jogadas tenha mais pontos.





Problemas estouradas

A professora colocou dentro de bexigas cheias situações problema envolvendo diferentes operações como: adição, subtração e multiplicação. Os alunos foram convidados a estourarem um de cada vez os balões, depois tinham que ler os problemas, identificar a sua dupla e se reunir para discutir e resolver juntos a situação. Após todos concluírem e acharem os resultados, juntaram se na roda para compartilhar as estratégias usadas pela dupla.









Nenhum comentário:

Postar um comentário