segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

CONSTRUÇÃO DA TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO ILUSTRADA



Para compreender melhor como é uma tabuada, dividimos a turma em grupos e cada grupo ficou para construir em um cartaz. Partimos para a explicação das partes em que:
A tabuada do 2 deveria ter uma imagem com asas de borboletas;
A tabuada do 3 deveria ter uma imagem com triciclo;
A tabuada do 4 deveria ter uma imagem com pernas de cadeira;
A tabuada do 5 deveria ter uma imagem com pontas de estrela;
A tabuada do 6 deveria ter uma imagem com patas de abelhas;
A tabuada do 7 deveria ter uma imagem com os anões da Branca de Neve;
A tabuada do 8 deveria ter uma imagem com patas de aranha;
A tabuada do 9 deveria ter uma imagem com andares do prédio;
A tabuada do 10 deveria ter uma imagem com patas de caranguejo.

As crianças foram se apropriando da tabuada com mais confiança e percebendo que em cada tabuada tinha suas estratégias específicas de uma para outra. Como, por exemplo, na tabuada de 3 ir pulando de 3 em 3, e já na tabuada de 9, perceberam que os resultados são crescentes de cima para baixo nas dezenas e de baixo para cima nas unidades. 

Para explorarmos a construção da multiplicação, formamos grupos  e partimos das figuras e quantidades para que cada criança compreendesse a ideia da soma entre as parcelas e das vezes que se repetia. Envolvemos  a soma da ilustração assim como a multiplicação das tabuadas do 2 ao 10 e realizamos um cartaz adaptado para Hugo explorando o numerário.


         O grupo se envolveu na atividade e construção da tabuada de forma significativa e assim se apropriou da ideia de multiplicar de forma lúdica. Seguem abaixo os nossos cartazes adaptados:



  
Numerário de Hugo







                 

                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário