Para
compreender melhor como é uma tabuada, dividimos a turma em grupos e cada grupo
ficou para construir em um cartaz. Partimos para a explicação das partes em
que:
A tabuada do 2
deveria ter uma imagem com asas de borboletas;
A tabuada do 3
deveria ter uma imagem com triciclo;
A tabuada do 4
deveria ter uma imagem com pernas de cadeira;
A tabuada do 5
deveria ter uma imagem com pontas de estrela;
A tabuada do 6
deveria ter uma imagem com patas de abelhas;
A tabuada do 7
deveria ter uma imagem com os anões da Branca de Neve;
A tabuada do 8
deveria ter uma imagem com patas de aranha;
A tabuada do 9
deveria ter uma imagem com andares do prédio;
A tabuada do 10
deveria ter uma imagem com patas de caranguejo.
As
crianças foram se apropriando da tabuada com mais confiança e percebendo que em
cada tabuada tinha suas estratégias específicas de uma para outra. Como, por
exemplo, na tabuada de 3 ir pulando de 3 em 3, e já na tabuada de 9, perceberam que os resultados
são crescentes de cima para baixo nas dezenas e de baixo para cima nas unidades.
Para explorarmos a construção da multiplicação, formamos grupos e partimos das figuras e quantidades para que cada criança compreendesse a ideia da soma entre as parcelas e das vezes que se repetia. Envolvemos a soma da ilustração assim como a multiplicação das tabuadas do 2 ao 10 e realizamos um cartaz adaptado para Hugo explorando o numerário.
O grupo se envolveu na atividade e construção da tabuada de forma significativa e assim se apropriou da ideia de multiplicar de forma lúdica. Seguem abaixo os nossos cartazes adaptados:
Numerário de Hugo |
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